13 sinais de que tem algo errado com seu animal de estimação

0
1435

1. Vive se escondendo

veterinário

Se um cachorro ou um gato de repente começa a evitar o contato, começa a se esconder dentro de casa ou apresenta um comportamento estranho, isso pode ser um sinal de que ele não está bem. Monitore, se não melhorar, leve-o ao veterinário.

2. Apatia inexplicável

veterinário

Se o seu animal de estimação se recusa a brincar, passear, ou tem ficado muito tempo deitado, pode haver razão para se preocupar: tal comportamento pode indicar problemas cardíacos. A apatia também pode ser um sintoma de outras doenças, bem como um sinal de infestação por carrapatos e outros parasitas. Fique de olho.

3. Se recusa a comer

veterinário

Se recusar a comer é um sinal e tanto. Procure evitar dar substitutos à ração para fazê-lo comer. Monitore e se ele continuar se recusando, procure um veterinário. Este sintoma está relacionado a várias doenças.

4. Anda curvado ou tem posturas fora do comum

04-se-curvando-ou-com-posturas-nao-naturais

Uma espinha fortemente arqueada, rabo entre as pernas – são os tipos de linguagem corporal que nossos animais de estimação usam para nos dizer que eles estão com dor severa. Se o animalzinho apresentar tal postura, leve-o para uma consulta com um veterinário sem demora. Entre outras coisas, este tipo de comportamento pode significar que o seu cachorro ou gato pode estar sofrendo com pedras nos rins ou problemas na coluna. Não medique-o em casa. Procure orientação profissional.

5. Se lambe constantemente

veterinário

Este sintoma é difícil de discernir, uma vez que os animais são conhecidos por se limparem ao longo do dia, principalmente os gatos. Se você percebeu seu cachorro ou gato fica repetidamente lambendo uma parte específica do corpo de forma tensa e agitada, leve-o para uma consulta. Ele pode estar com dor no local, algum ferimento ou irritação.

6. Distensão abdominal, flatulência e vômitos

veterinário

Quando se trata de estes sintomas, os veterinários tendem a citar duas causas mais prováveis: ou uma infestação por vermes ou um distúrbio do sistema digestivo (disbiose, problemas com o fígado ou pâncreas, envenenamento).

7. Falta de ar

veterinário

Se a falta de ar não está conectada com a atividade física intensa ou momentos de brincadeiras ou até mesmo o calor, isso pode ser um sinal de problemas cardíacos ou estresse extremo. Consulte o seu veterinário o mais rápido possível – apenas um especialista certificado pode fazer um diagnóstico preciso!

8. Miado lamentoso ou choramingando

veterinário

Quando na dor, os animais são conhecidos por atuar de maneira hostil, até mesmo para aqueles que amam. Não se ofenda se isso acontecer, e atente-se: esse comportamento dele pode ser um pedido de ajuda.

9. O desconforto para fazer as necessidades

veterinário

Muitos gatos tendem a miar antes de ir fazer o número 2, alertando todos na casa para o que estão fazendo. No entanto, se você observar que seu animal de estimação está andando em círculos, nervoso ou fazendo muito esforço para defecar, alguma coisa está errada. Procure orientação, pois ele pode ter engolido alguma coisa ou pode estar com problemas de ordem intestinal. Essas obstruções podem ser fatais em caso de demora no diagnóstico. Procure logo um veterinário.

10. Pressionando a cabeça contra a parede

10-pressiona-a-cabeca-contra-superficies-duras

Se o seu cachorro ou gato pressiona a cabeça contra superfícies duras, existe uma forte possibilidade de algum problema no sistema nervoso (as causas podem incluir infecção, danos físicos ou até mesmo um tumor). Faça uma consulta com seu veterinário imediatamente.

11. Inchaços

veterinário

Observe-se se o seu bichinho não está com inchaços no corpo. Caso encontre algum, olhe com cuidado. Isso pode ser uma contusão simples, mas podemos estar lidando aqui com algo bem sério. Qualquer inchaço recém descoberto deve ser inspecionado por um veterinário. Não perca tempo.

12. Mancando

veterinário

De todos os problemas de saúde que podem afligir o seu amigo de quatro patas, o fato dele estar mancando é o mais fácil de notar. Isso pode acontecer devido a idade avançada ou uma contusão em casa ou no passeio. Se persistir, leve-o ao veterinário.

13. 3ª pálpebra fica aparente

14-3a-palpebra-visivel

Normalmente, a terceira pálpebra só aparece quando o gato adormece. Se ela permanece visível o tempo todo e cobre cerca de metade do globo ocular seu animal de estimação deve ser verificado para ver se está com algum problema de saúde. Nos casos em que a terceira pálpebra cobre a maior parte do globo ocular, os especialistas tendem a suspeitar de infecções por vírus.

14. Distúrbios intestinais ou prisão de ventre

veterinário

Distúrbios intestinais crônicos ou prisão de ventre também pode ser um sinal de várias doenças graves, incluindo traumas da medula espinhal, tumores, envenenamentos, etc. Caso o seu animal de estimação apresente estes sintomas ou está com sangramento nas fezes, febre, alterações na temperatura do corpo, leve-o ao veterinário imediatamente.

Tomando esses cuidados, estamos prezando a qualidade de vida de nossos bichinhos. Então vamos cuidar!