O guia definitivo para o banho do seu cachorro em casa

0
8513

Um dos assuntos mais importantes e essenciais para a saúde do seu cachorrinho é a sua higiene. Escovação regular e o banho é essencial para um pelo bonito e uma pele saudável, além do cheirinho dele limpo que é sensacional, não é mesmo?

Preparamos aqui um passo-a-passo completo para te orientar na hora de dar o banho no seu aumiguinho em casa.

1) Escolha o melhor horário e local

Os melhores horários são os momentos mais quentes do dia, para que o animal não sinta tanta diferença no contato com a água, que deve ser morna (facilita a eficácia do shampoo). Água quente demais resseca o pelo e tira o brilho, além de causar algum problema na pele do seu animal. Fique atento!

Já o local, pode ser o banheiro ou algum lugar confortável para você e para ele, que tenha fácil acesso à água morna.

2) Utilize produtos próprios para o banho

Antes de começar o banho, proteja os ouvidos do cachorro com bolas de algodão. Separe os produtos para o banho, que devem ser shampoos e cosméticos feitos especialmente para ele. Nada de usar o seu sabonete ou seu shampoo no cachorro.

Caso seu cachorro tenha alguma necessidade especial para tratamento de pele, oriente-se com o seu veterinário sobre qual o produto mais adequado para utilizar no banho em casa.

3) Cada parte do corpo merece atenção especial

No momento do banho, lave com carinho e delicadeza cada parte do corpo do cachorro. Cuidado com o rosto para não deixar que os olhos, nariz, boca e ouvidos entrem em contato com o shampoo. Lave bem as patinhas, entre os dedos, a virilha e as dobras, além das áreas íntimas.

Faça leves massagens para que o ato seja prazeroso e relaxante para ele também.

Enxague o shampoo e aplique condicionador se for preciso, para pelos longos serem penteados.

Após o banho, retire todo o produto com água e passe a secar seu cachorro.

IMPORTANTE: compre um tapete antiderrapante para evitar que o seu cachorro fique deslizando no chão onde ele estiver tomando o banho para evitar problemas musculares ou ósseos.

4) Secagem

Caso seu cachorro permita, utilize secador de cabelos, com cuidado para não esquentar muito e também para o barulho não incomodar tanto os sensíveis ouvidos do seu cachorro.
Utilize toalhas secas, esfregando-as levemente pelo corpo, principalmente para tirar o excesso de água.

5) Seja como esse senhor na hora de dar o banho no seu cãozinho

Esbanje alegria por estar dando o banho no seu cachorro. É um momento de conexão entre vocês dois. Mostre isso a ele. Tenha paciência. Cante. Dance. Isso tudo tornará a experiência sensacional.

Após o banho, ofereça um petisco e muito carinho ao seu cachorro, elogie-o, diga que está lindo, para que ele associe o banho a algo bom e prazeroso!

Fique ligado aqui com a gente. Em breve falaremos sobre a frequência ideal para dar banho e produtos especiais. Até lá!