7 MANEIRAS DE ACALMAR UM CACHORRO HIPERATIVO

0
2757

Comportamento destrutivo em cães não é um estado normal deles, isso acontece quando eles ficam entediados ou não fazem nenhum tipo de exercício.

Cachorros sedentários são propensos a desenvolver tendências de nervosismo ou frustração, da mesma forma como os seres humanos roem as unhas, um cão que não é estimulado, muitas vezes, recorrerá à mastigação, cavar buracos ou a ações repetitivas. É importante brincar e fazer com que seu cão pratique exercícios, para que ele não fique entediado e desenvolva disciplina e afeto. Este artigo irá ajudá-lo a começar a resolver os problemas com as tendências destrutivas do seu cão.

1) Entenda o que pode constituir um comportamento destrutivo em cães. 

Embora o que é destrutivo possa depender do que você valoriza e do que o seu cão tem vindo a fazer, nem todos os comportamentos que destroem estruturas humanas e itens são estimulados pela intenção de destruir! Embora filhotes possam ser destrutivos, o que eles querem é explorar o ambiente, e não intencionalmente destruir coisas.

Por outro lado, é preciso prestar atenção se o cão já for adulto e estiver demonstrando este comportamento. Isso pode ser algo relacionado à agressividade, mas isso é coisa que falaremos em um outro post e não serão detalhados neste artigo.

Os problemas mais comuns que podem ser vistos como destrutivos são:

  • Hiperatividade – o cão está sempre cheio de energia, e sempre ativo (note que a hiperatividade verdadeira é rara em cães).

  • Ansiedade de separação – o cão entra em pânico se ficar sozinho e pode latir, caminhar, defecar em locais inadequados, destruir paredes, portas, etc. em uma tentativa de voltar para o dono.
  • Comportamento em busca de atenção – o cão pode latir e fazer outras coisas para chamar a atenção do dono. Nós muitas vezes recompensamos esse comportamento, reforçando assim o comportamento do cão em busca de atenção!
  • Fobia a ruído – o cão pode responder por medo de ruídos altos como trovões ou fogos de artifício ao destruir portas, paredes ou objetos, a fim de buscar um esconderijo.
  • Tédio – o tédio é a causa de muitos problemas de comportamento, pois o cão procura uma saída para aliviar sua frustração e falta de atenção.

2) Passeie com o cachorro regularmente

Se você parou uma rotina de caminhada com o seu cão, retorne a ela imediatamente. Nessa hora você não pode se render à preguiça. Leve-o para caminhar regularmente e tente incluir várias opções de exercícios durante a caminhada. Algumas ideias incluem:

  • Leve seu cão em uma caminhada por uma área difícil. Faça pausas de vez em quando e dê água para ele beber quando necessário (leve sua garrafa de água, também!). Seu cão pode ganhar o hábito de usar a mesma trilha, portanto, alterne o caminho para desafiá-lo e não deixar que ele fique entediado.
  • Se você mora na praia, veja se é possível o acesso de cães. A areia é um excelente exercício para os músculos do cão, e o mar oferece uma ótima oportunidade para ele nadar e buscar todos os tipos de itens que você jogar. Se você não quiser levar uma bola, use discos ou outras coisas que você possa jogar para seu cão buscar na praia.

  • Varie os locais onde você passeia com se cão. Saiba quais os parques permitem cães e varie sua programação a cada semana para visitar diferentes locais. Isto será estimulante para ambos, pois você verá novas paisagens e explorará novos lugares.

3) Brinque mais com seu cachorro

Além de caminhar, brincar é uma parte importante da interação do seu cão com você.

  • Jogue bola no quintal por 15 minutos por dia. Tente fazer isso de manhã, quando você estiver mais alerta e seu cão estiver geralmente muito ativo. Você vai notar que ele vai ter menos energia ao longo do dia, se você a drenar pela manhã!
  • Leve seu cão de vez em quando para perto de outros cães amigos. Descubra quais são amigos dele e leve-os para um lugar onde eles possam brincar juntos. Naturalmente, você também precisa saber com antecedência se eles se dão bem uns com os outros!
  • Compre um frisbee (disco) e ajude seu cão se acostumar com isso. Quando ele estiver ciente do que um frisbee é, deixe-o participar da diversão.

4) Remova o caos da vida do seu cão

De modo semelhante a crianças e muitos adultos humanos, cães gostam de rotina. Mudar a rotina dele ou não fornecer nenhuma pode angustiar um cão consideravelmente. Coisas para manter em mente incluem:

  • Alimente seu cão na hora das refeições regulares durante o dia. Tente sempre dar alimentos no mesmo lugar.

  • Dê ao seu cão um ambiente calmo e tranquilo. Se seu cão já estiver em um ambiente caótico, é mais provável ficar entediado e hiperativo, se ela já está em um ambiente caótico. Ligue a televisão com o volume mais baixo e feche as portas onde o som possa afetá-lo negativamente. 

5) Faça o possível para não trancar seu cão em um espaço pequeno

Isso cria isolamento e faz com que ela se sentir menos amado. Por sua vez, ela vai se tornar mais hiperativo, tentando chamar sua atenção. Se você usar uma gaiola, não deixe de passar bastante tempo com o seu cão se exercitando, brincando, e dando-lhe atenção.

6) Compre uma guia de apenas alguns metros de comprimento

Quanto mais perto você estiver do seu cão enquanto ele caminha com você, mais ele vai saber que você é o único que tem a autoridade e que está no controle. Nunca deixá-lo andar atrás de você ou na sua frente, mas sempre ao seu lado. Isso permite que ele saiba que está em posição de autoridade e que deve se submeter a você.

7) Entretenha o seu cão enquanto você estiver fora

O horário mais comum do dia para o seu cão ter um provável comportamento destrutivo é quando você está no trabalho ou fora. Seu cão pode se sentir solitário, isolado, ou não amado. Certifique-se de dar muita atenção ao seu cão antes de sair, brinque jogando um objeto para ele pegar, ou leve-o para passear. Quando você está se preparando para ir a algum lugar, deixe um brinquedo e até mesmo uma peca de roupa sua. Isto irá ocupá-lo e permitirá que ele se sinta distraído enquanto você sai. Ele vai estar menos propenso a tentar obter a atenção de outras maneiras quando você atender às suas necessidades antes de sair.

Dicas

  • Sempre leve consigo sacos de plástico em caminhadas para garantir que você possa descartar corretamente os resíduos durante o exercício.
  • É normal que diferentes tipos de cães tenham níveis diferentes de energia. Golden Retrievers e Pastores Alemães terão mais energia do que um Poodle, por exemplo. Pesquise e saiba quanta energia esperar de seu cão, e não fique chateado se o cão de sua raça não tiver muita energia, pois será é um comportamento normal na maioria dos casos.
  • Se o seu cão continua a mastigar, não permita que ele mastigue qualquer item pessoal, tais como meias, camisas, ou brinquedos infantis. Isso só vai confundi-lo sobre o que ele tem permissão para mastigar e que está fora dos limites. Compre uma corda para controlar seus cães, que estão disponíveis em lojas de animais, e puxe seu cão quando o vir fazendo algo errado.

É isso pessoal. Se você conhece ou usa alguma outra técnica, conta pra gente aí nos comentários.

E ajude a gente a informar mais tutores. Compartilhe esse post!

Todas as imagens que ilustram esse post são de Pixabay.com