18 alimentos naturais que irão dar uma turbinada em seu cachorro

0
3139

Quem foi que disse que o seu cachorro precisa comer só ração? A inclusão de alimentação natural na dieta do seu amiguinho pode fazer muito bem à saúde dele, pois alguns alimentos contribuem para o aumento da imunidade canina deixando-o mais saudável.

Ah, se você quiser incluir alimentos naturais à dieta do seu cão a melhor maneira é começar a introduzir os alimentos aos poucos, para adaptá-lo. E é sempre recomendável que ele seja acompanhado por um especialista nessa área, mas é coisa que fica para outro post.

Conheça os alimentos naturais e os benefícios que eles trazem para a saúde do seu bichinho.

1. Atum, sardinha e salmão

Rico em Ômega3 peixes como o salmão e o atum podem ser inseridos como alimentos naturais na dieta do seu cão.

Peixe é extremamente benéfico, pois é rico em ômega 3. Esse ácido graxo é ótimo para a pelagem do seu cão, pois a deixa mais brilhante e saudável. Além disso, o peixe tem muitas proteínas e vitaminas ou seja, quando o animal é alimentado com atum, sardinha ou salmão, tem o sistema imunológico fortalecido.

2. Carne magra

Carnes estão sempre presentes nas rações, mas se puder ser inserida como alimento natural trará muitos mais benefícios.

A carne magra é altamente benéfica, pois tem muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B.

O que isso significa? Que seu cão terá bastante energia durante o dia – só não se esqueça de garantir a qualidade da carne.

3. Fígado

Ele tem uma função bem semelhante à da carne branca. O fígado é conhecido como uma grande fonte de vitaminas B, A e K, além de conter ferro. Você pode comprá-lo fresco em supermercados e cozinhar ou assar em casa.

Observação: Não exagere na quantidade de fígado que oferece ao seu cachorro, pois esse alimento, em grande quantidade, é tóxico. Não dê mais do que 1 grama de fígado fresco por quilo de peso corporal do seu animal – e o consumo pode ser diário.

4. Aveia

Fonte de fibras

Ela é rica em fibras, o que é essencial para o seu cão (principalmente se ele já for velho), pois tende a sofrer com problemas de irregularidade intestinal. Cozinhe a aveia antes de servir.

5. Batata-doce

Ela é uma grande fonte de vitamina B6, C, betacaroteno e manganês. No entanto, precisa ser consumida pelo seu cão depois de cozida no vapor.

6. Ovo

Rico em proteína, os ovos pode sim serem dados como alimento natural para nossos cachorros. Cozinhe e misture a ração. Um por semana já tá bom

É excelente para a dieta dos cachorros, é um verdadeiro suporte de proteínas.

7. Salsa

É uma boa fonte de betacaroteno, potássio e cálcio. Além disso, combate o mau hálito dos peludinhos – basta adicionar algumas colheres de sopa de salsa picada na comida.

8. Pera

Pode deixar seu cão comer peras, mas remova as sementes, pois são tóxicas para eles.

9. Queijos

Por ser um derivado do leite, o queijo é uma excelente fonte de cálcio, mas cuidado, o queijo tem um alto teor de gordura, por isso escolha os que têm baixo teor de gordura.

Queijo cottage é uma ótima escolha – é rico em cálcio e proteína. No entanto, certifique-se que o seu peludo não é intolerante à lactose antes de adicionar esse lanche à dieta dele.

Queijo cottage é uma ótima escolha – é rico em cálcio e proteína

10. Iogurte grego

Assim como o queijo, o iogurte grego é rico em cálcio e proteína. Iogurtes com bactérias do bem são bons para o sistema digestivo do seu cão.

Observação: Escolha iogurtes que não contêm açúcar ou adoçante artificial.

 

11. Linhaça

Ela é uma grande fonte de ômega3, que é ótima para a pele e pelagem de seu cão.

Tanto as sementes como o óleo de linhaça devem ser armazenados na geladeira, dentro de um recipiente hermético e escuro.

12. Ervilhas

Elas são uma grande fonte de potássio, fósforo e vitamina B. Você pode acrescentá-las na dieta do seu cachorro. Prefira SEMPRE a ervilha natural, pois a em conserva tem normalmente muito sal.

13. Brócolis

Este vegetal é rico em vitaminas e bastante nutritivo para os cães. Dê preferência em servi-lo cozido no vapor, pois manterá a maioria dos nutrientes. Como o brócolis é rico em vitaminas evite oferecer em excesso. O ideal são três pequenos cachos por semana triturados e colocados junto a ração do seu pequeno

 

14. Cenouras

Elas são de baixa caloria e ricas em fibras e betacaroteno. Além disso, maravilhosas para o desenvolvimento e limpeza dos dentes caninos. Conheça mais benefícios da cenoura nesse post que fizemos aqui no Quatro Patas. 

15. Alga Nori

Korean traditional snack – Nori seaweed sheets on the wood background

Esta alga é rica em clorofila, proteínas, fibras, vitamina C, E e todas as formas de vitaminas B. Além disso, em sua composição, podemos contar com a presença de minerais, como cobre e zinco, excelentes para regular o metabolismo do seu cão.

16. Fatias de maçã (sem as sementes)

As maçãs são uma boa fonte de vitamina A e C, além de fibras. Alimentando o seu cão com fatias de maçã, você estará ajudando na limpeza dos dentes caninos, pois a maçã remove os resíduos que ficam nos dentes – não se esqueça de tirar as sementes antes de oferecer a fruta.

17. Salada de frutas

Uma boa salada de frutas para os cachorrinhos é a mistura de melão, maçã (sem sementes), banana, melancia e morango. Como as frutas são riquíssimas em frutose, ofereça de forma moderada, não mais que duas vezes por semana em pequenas porções.

18. Coco e óleo de coco

São altamente benéficos para as pessoas e cães. O coco contém ácido láurico, que destrói bactérias patogênicas e diferentes formas de vírus.

Ficou algum alimento de fora? Conta pra gente aí nos comentários.