7 dicas para ter um cachorro saudável

0
1011

A prevenção sempre será o melhor remédio, não tenha dúvida disso. Cada pet precisa de cuidados, seja ele um cuidado mais criterioso, seja o cuidado regular. Vejo muita gente por aí que tem cachorro ou gato, mas esquece dos cuidados básicos.

Para evitar que isso aconteça com você selecionamos 7 dicas arrasadoras na hora de cuidar do seu animalzinho de estimação. Veja:

1. Conheça a raça do seu cachorro

Conheça a raça do seu cachorro
Conhecer a raça do seu cachorro te ajudará a cuidar melhor dele

É estimado que existam mais de 400 raças de cachorros no mundo e dos mais diversos tipos. Antes mesmo de adquirir um cachorro, seja ele filhote ou adulto, é sempre bom pesquisar sobre a raça e saber com que tipo de cãozinho estamos lidando. Raças divergem das mais diferentes formas como, tamanho, peso, necessidade de exercícios, cuidados com o pelo, etc. Por isso é muito importante o estudo da raça.

2. Leve seu cãozinho ao veterinário regularmente

Leve seu cachorro regularmente ao veterinário
Fazer o devido acompanhamento do seu cão com um médico veterinário é uma medida preventiva de sucesso no cuidado do seu animalzinho

O cachorro tem uma vida menor que a nossa, envelhece mais rápido, com isso é sempre importante levar o seu pet ao veterinário regularmente. Só um check-up poderá detectar doenças ou problemas em estágios prematuros, sem que ainda haja sintomas.

3. Vacinação em dia

post-vacinacao-em-dia

A vacinação é a melhor maneira de proteger seu cachorro contra doenças. Converse com seu veterinário e saiba quais as melhores e mais importantes vacinas que seu cãozinho pode tomar, dessa forma ele ficará protegido e evitará problemas posteriores.

4. Cuidados com a higiene

Cuidado com a higiene vai além do banho
Os cuidados com a higiene vão além do banho. Verifique sempre orelhas, dobras, unhas e o pelo do seu cãozinho

Essa dica parece simples, dou um banho no meu cãozinho e ele está limpo. Não é tão simples assim. Como a gente, o cachorro também precisa de outros cuidados com a higiene. Orelhas limpas, unhas cortadas e o pelo escovado são muito benéficos para os cachorros. Saiba como limpar a orelha do seu cachorro neste artigo. Algumas raças necessitam de mais cuidados com os pelos, em caso de dúvida sobre tosa, pergunte ao seu veterinário.

5. Proteja-o de parasitas

Cuidado com parasitas
Pulgas, carrapatos e vermes podem alterar muito a saúde do seu cão. Fique atento

Pulgas, carrapatos e vermes podem alterar muito a saúde do seu cão. Pulgas e carrapatos transmitem doenças além de causar um grande desconforto para o seu cachorro. Vermes podem causar diarreia, vômitos e infecções. Há no mercado diverso tipo de produtos para combater esses parasitas. Procure sempre um veterinário para indicar o melhor para o seu cachorro.

6. Alimentação

alimentação balanceada é fundamental
Alimentação balanceada é fundamental

Uma alimentação balanceada é fundamental para o seu cãozinho ter uma vida saudável. Mantenha o seu cachorro em uma dieta que ofereça os nutrientes essenciais para a sua idade, tamanho e nível de exercício. Há diversas marcas e tipos de rações no mercado, converse com o seu veterinário para uma melhor nutrição do seu cão.

7. Cuidado dentário

Cuide dos dentes do seu cão
Cuidar dos dentes do seu cachorro é tão importante quanto cuidar de sua saúde geral

Cuidar dos dentes do seu cachorro é tão importante quanto cuidar de sua saúde geral. Infecções que começam na boca podem se espalhar pelo corpo todo. O tártaro além de causar mau hálito, pode acarretar na perda de dentes. É recomendado escovar os dentes do seu cachorro duas vezes por semana.